Rossi perde briga por pódio na última curva, e Pedrosa vence na Alemanha

domingo, 18 de julho de 2010

As atenções estavam todas voltadas para o piloto na quinta posição do grid do GP da Alemanha de MotoGP. Afinal, Sachsenring marcaria o retorno de Valentino Rossi, quatro corridas e pouco mais de um mês após a violenta queda que causou uma fratura exposta em sua perna direita. Após uma bela corrida, o Doutor travou um intenso duelo com Casey Stoner, da Ducati, assumiu o terceiro posto, mas foi superado na última curva e acabou em quarto. A vitória ficou com Dani Pedrosa, da Honda, que ultrapassou Jorge Lorenzo, da Yamaha, na metade da corrida.
Stoner completou o pódio com a terceira posição em Sachsenring. O italiano Andrea Dovizioso, da Honda, foi um dos superados por Rossi na corrida e terminou em quinto, logo à frente do compatriota Marco Simoncelli, da Gresini, equipe satélite da marca japonesa. O americano Nicky Hayden, da Ducati, ficou apenas no sétimo posto da corrida, seguido por Ben Spies, da Yamaha Tech 3, que completou a lista dos oito primeiros colocados na Alemanha.

A corrida foi marcada por um violento acidente entre três motos na nona volta e a bandeira vermelha teve de ser acionada. O francês Randy de Puniet, da Honda LCR, caiu na curva 4. Sua moto acabou atingida por Alvaro Bautista, da Suzuki, e Aleix Espargaró, da Ducati, e começou a pegar fogo. Os três caíram violentamente, mas não chegaram a perder a consciência.

Bautista e Espargaró chegaram a ensaiar um retorno, mas os comissários não deixaram, por não terem chegado aos boxes nos cinco minutos regulamentares após a bandeira vermelha. De Puniet foi levado ao centro médico do autódromo, onde foram detectadas fraturas na tíbia e na fíbulas da perna esquerda, em uma contusão semelhante à de Valentino Rossi, só que no lado oposto.

Com o resultado, Jorge Lorenzo continua como líder do campeonato, com 185 pontos. Pedrosa é o segundo, com 138. Rossi subiu uma posição na tabela e agora ocupa o sexto lugar, com 74 pontos.

Com tempo nublado e grid reduzido, com apenas 16 motos, Sachsenring receberia uma das corridas com mais expectativas dos últimos tempos. Na largada, Pedrosa pulou para a ponta, com Lorenzo em segundo e Stoner em terceiro. Rossi, que largava em quinto, fez mais uma de suas tradicionais saídas ruins e perdeu duas posições, caindo para sétimo.

Ainda na primeira volta, Lorenzo ultrapassou Pedrosa e recuperou a liderança. O espanhol da Honda, no entanto, não perdeu contato com o compatriota da Yamaha e se manteve na briga pela vitória. Stoner continuava a comboiar os dois rivais, esperando por um erro.

Rossi vinha de trás e conseguiu se livrar rapidamente de Marco Simoncelli e Hector Barberá, que o tinham superado na largada. Com pista livre, o italiano começou a andar rápido e chegou até a marcar a melhor volta da corrida, na perseguição a Dovizioso para tentar chegar à quarta posição.

Forte acidente interrompe corrida

Na nona volta, a corrida foi interrompida por causa de um forte acidente. Randy de Puniet, da Honda LCR, caiu na curva 4. Sua moto acabou atingida por Alvaro Bautista, da Suzuki, e Aleix Espargaró, da Ducati, e começou a pegar fogo. Os três caíram violentamente, mas não chegaram a perder a consciência.

Bautista e Espargaró queriam correr, mas como não retornaram aos boxes em cinco minutos após a bandeira vermelha, tiveram de abandonar a prova. De Puniet foi levado ao centro médico para fazer mais exames, onde foram detectadas fraturas na tíbia e na fíbula esquerdas, contusão semelhante à de Rossi, só que na outra perna.

Após pouco mais de 20 minutos de interrupção, uma nova largada foi autorizada pela direção de prova, sem levar em conta os resultados de antes da bandeira vermelha. Lorenzo caiu para a segunda posição, atrás novamente de Pedrosa. Rossi perdeu o posto para Hayden e ficou em sexto.

Rossi inicia subida após relargada


Rossi recuperou a quinta posição na abertura da segunda volta. Já Lorenzo, na frente, disputou a liderança com Pedrosa e superou com facilidade o compatriota e rival, assumindo novamente o primeiro lugar. Stoner, que caiu para quarto, pressionava insistentemente Dovizioso. O australiano conseguiu a ultrapassagem no início da quarta passagem, em uma bela manobra na freada para a curva 1.

Na sexta volta, após uma bela disputa, Rossi subiu para a quarta posição, após ultrapassar Dovizioso no miolo do circuito. O eneacampeão, no entanto, não conseguia andar no mesmo ritmo de Stoner, o terceiro colocado. Na frente, Pedrosa pressionava muito Lorenzo.

Pedrosa tentou a ultrapassagem na freada da curva 1 na nona volta. O piloto da Honda chegou a tomar a frente, mas recebeu o troco de Lorenzo, que permaneceu na primeira posição da corrida momentaneamente. Na décima, Pedrosa finalmente superou o rival e assumiu a ponta.

Na 12ª volta, Rossi chegou em Stoner e tentou a ultrapassagem, mas recebeu o troco do australiano. O italiano completou a manobra três passagens depois e assumiu a terceira posição da corrida. Só que, na 17ª, o australiano deu o troco na briga pelo pódio e recuperou o lugar.

Enquanto Pedrosa e Lorenzo cruzavam a linha de chegada com tranquilidade, destacados nas duas primeiras posições, Rossi e Stoner continuavam a brigar pelo terceiro posto. O italiano assumiu a posição na última volta, mas não resistiu ao assédio do australiano e perdeu o pódio na parte final do circuito, na derradeira passagem.

Confira o resultado final do GP da Alemanha de MotoGP:

Posição Piloto Equipe Tempo
1º Dani Pedrosa (ESP) Honda HRC 28m50s476
2º Jorge Lorenzo (ESP) Yamaha Factory a 3s355
3º Casey Stoner (AUS) Ducati a 5s257
4º Valentino Rossi (ITA) Yamaha Factory a 5s623
5º Andrea Dovizioso (ITA) Honda HRC a 17s158
6º Marco Simoncelli (ITA) Honda Gresini a 17s757
7º Nicky Hayden (EUA) Ducati a 17s935
8º Ben Spies (EUA) Yamaha Tech 3 a 20s957
9º Hector Barbera (ESP) Ducati Aspar a 22s000
10º Marco Melandri (ITA) Honda Gresini a 35s217
11º Loris Capirossi (ITA) Suzuki a 45s042
12º Alex de Angelis (SMA) Honda Interwetten a 45s204
Abandonaram
13º Mika Kallio (FIN) Ducati Pramac a 21 voltas/acidente
14º Randy de Puniet (FRA) Honda LCR não relargou/acidente
15º Aleix Espargaró (ESP) Ducati Pramac não relargou/acidente
16º Alvaro Bautista (ESP) Suzuki não relargou/acidente
17º Colin Edwards (EUA) Yamaha Tech 3 não relargou/acidente

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