Exótica, Regal Raptor Black Jack sai customizada de fábrica

sábado, 24 de julho de 2010



Chinesa, Black Jack é passaporte para o mundo das bobbers por R$ 15.580

Para quem gosta de motos e esteve no Salão das Duas Rodas 2009 com certeza vai se lembrar das exóticas motos expostas no estande da MVK. Uma custom batizada de Ghost e uma bobber -- outro tipo de customização -- chamada Black Jack, modelo que atraiu olhares curiosos durante o evento. As motos são fabricadas pela chinesa Regal Raptor e vendidas no Brasil pela Tecmoto (detentora das marcas MVK e Regal Raptor).

Antes de conhecer melhor a Black Jack é importante dizer que o modelo foi idealizado para agradar primeiramente aos olhos e não para ser uma escolha racional de motocicleta. Ela não é prática, rápida ou versátil. Principalmente pelo seu maior diferencial, a ausência de suspensão traseira, chamada de hard tail, o popular rabo duro.

FICHA TÉCNICA
Regal Raptor Black Jack
Motor Dois cilindros em linha, 320 cm3 duas válvulas por cilindro, OHC, refrigeração líquida
Transmissão Cinco marchas, por corrente
Potência 22,8 cv a 8.000 rpm
Torque N/D
Suspensão Garfo telescópico na dianteira; Hard Tail na traseira, com amortecimento no assento
Freios Disco duplo com 300 mm e duplo pistão (dianteiro) e disco simples 240 mm e duplo pistão (traseiro)
Dimensões 2.400 mm de comprimento, 830 mm de largura e 1.150 mm de altura. Entre-eixos de 1.680 mm
Chassi Berço duplo
Peso 160 kg
Cores Preta
Preço R$ 15.580
É impossível levar garupa e o piloto tem um banco individual amortecido apenas por uma mola parecida com a de uma mountain bike. Logo, acelerar em vias esburacadas e acomodar bagagens para longas viagens não combinam com a Black Jack. Mas se falta praticidade, sobra design. Tudo no modelo é cheio de estilo, dos comandos avançados até o tanque de óleo. Já o tanque de combustível tem apenas 9 litros e não tem trava, tudo para manter o estilo bobber. Em função do design o piloto da Black Jack vai cansar de ouvir elogios. E acredite, a moto é ainda mais bonita ao vivo.

PILOTANDO A "MAGRELA"
Diferente da maioria das motocicletas custom, que usam o tradicional “V2”, o modelo chinês é equipado com um propulsor de dois cilindros paralelos e 320 cm³ de capacidade. Alimentado por carburador, rende quase 23 cv de potência máxima a 8.000 rpm. Apesar das diferenças, o propulsor se mostrou elástico e adequado ao tipo de uso da moto.

O sistema de freios da Black Jack é formado por três discos do tipo margarida -- duplo com 300 mm na dianteira e simples de 240 mm na roda traseira -- e dotado de linhas de freios feitas em malha de aço (Aeroquip). Infelizmente, a frenagem é limitada em função da qualidade dos pneus, de origem chinesa. Na chuva a atenção deve ser redobrada.

Parado no semáforo com a Black Jack um motoboy disse: “Magrela, não? Só tem o quadro e o motor.” Fruto do seu estilo minimalista e beleza estética, a moto oferece baixo peso. Com 160 kg, a Black Jack pode não ser uma “magrela”, mas perto de uma Honda Shadow e seus 247 kg, parece um brinquedinho em duas rodas.

Outro item que literalmente chama atenção é o ronco grave que sai dos escapamentos. Em marcha lenta parece calmo, mas basta girar o acelerador para o som ser propagado e, consequentemente, a moto abrir caminho entre os carros.

E falando em automóveis, a Black Jack traz um guidão alto e largo. Por isso é bom tomar muito cuidado nos deslocamentos urbanos ao rodar pelo corredor. Em estrada aberta a moto ganha velocidade fácil e anda com desenvoltura até os 110 km/h, depois disso o velocímetro entra em sua faixa vermelha e o conforto fica prejudicado.

No Brasil essa moto não tem concorrência direta. Quem mais se aproxima são as custom 250 como a Kasinski Mirage e Sundown V-Blade. Atraindo olhares de todos os lados não é difícil se imaginar na pele de Denis Hopper no filme Easy Rider (Sem Destino). Para quem quer fugir da mesmice e se destacar no trânsito sem precisar trocar nenhuma peça, a Regal Raptor Black Jack é uma boa opção. Uma bobber original de fábrica que custa R$ 15.580. (por Lucas Rizzollo)

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