Nos EUA, 37 estados investigam Google por coleta de dados

quarta-feira, 21 de julho de 2010


O procurador-geral de Connecticut conduz investigação multiestadual.
Carros do serviço Street View coletaram dados de usuários via Wi-Fi.
O procurador-geral do Connecticut (EUA) anunciou que 37 estados americanos vão investigar o Google sobre a coleta de dados pelo serviço Street View, segundo reportagem publicada pelo jornal "Wall Street Journal" nesta quarta-feira (21).

Richard Blumenthal lidera, desde o mês passado, um comitê interestadual que busca esclarecer se o serviço quebrou leis de privacidade ao capturar informações privadas de usuários de internet por meio de suas conexões Wi-Fi. Desde que admitiu ter coletado informações de usuários com seus carros, o Google enfrenta uma investigação informal sobre o assunto pela Comissão Federal do Comércio (FTC) dos Estados Unidos e diversos inquéritos em outros países e processos judiciais coletivos.

Em carta aberta enviada ao Google nesta quarta, Blumenthal pede detalhes sobre a coleta de dados, inclusive informações sobre uma possível venda ou uso das informações. A empresta tem até sexta-feira (23) para responder.

Blumenthal também pediu ao Google que informasse se o programa de coleta de dados foi testado, quanto tempo o softwares passou coletando dados, além do nomes dos empregados envolvidos.

Blumenthal diz que o Google vem colaborando, mas "as respostas que ofereceu até agora só serviram para gerar novas dúvidas". "Nossa investigação vai considerar se leis foram violadas e se mudanças nos estatutos federais e estaduais são necessárias", afirmou. A empresa alega que a coleta se tratou de um "erro" e que não fez "nada de ilegal".

A empresa revelou que sua frota estava coletando dados de redes sem fio em abril, mas na ocasião disse que nenhuma informação pessoal dessas redes estavam envolvidas no caso. Porém, depois de uma auditoria pedida pela Alemanha, o Google reconheceu em maio que estava recolhendo informações de maneira equivocada.

0 comentários:

Postar um comentário