Hypermotard 1100 Evo acelera na Itália
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Moto da Ducati ganha sobrenome "Evo", sinônimo de mais potência e melhorias mecânicas
por Carlo Valente, do InfoMotori/Itália
exclusivo para MotorDream
Em uma época em que os modelos passam por mudanças estéticas frequentemente, mas mantendo suas características técnicas e de desempenho, a Ducati vai contra a tendência. A Hypermotard 1100 Evo já era esteticamente bonita, mas mudanças em sua mecânica a fizeram chamar mais atenção ainda.
Talvez aquela pessoa menos observadora nem perceba que a Hypermotard mudou. Observando a distância parece igual, mas ao se aproximar percebe-se a inscrição "Evo" , e então se vê que há algo de diferente. Sua estética e essência permanecem iguais, mas não se engane, a Hypermotard passou por uma "dieta" e motor e chassi perderam respectivamente 5,2 kg e 1,8 kg.
Os 90 cv que a moto gerava eram de bom tamanho. Mesmo assim a Ducati não estava satisfeita e aumentou para 95 cv a potência da motocicleta. Os olhares mais clínicos poderão não ver, mas a moto ainda teve filtro de ar e sistema de lubrificação melhorados, dutos de ar substituídos e recebeu pistões novos. Suspensão e freios também foram revistos e recalibrados.
As rodas são as mesmas, de alumínio e 17 polegadas. No painel o sistema DDA - Ducati Data Analyser - transfere os dados relacionados ao desempenho na pista para análise do motociclista. O preço não sofreu grandes alterações e segue na faixa de 11.700 euros, cerca de R$ 25,5 mil.
Primeiras Impressões
Fazer uma viagem de 400 km com a Hypermotard 1100 é andar cada quilômetro com paixão, mesmo a mais de 130 km/h nas estradas e com todo o "vento na cara" . A princípio se estranha a posição das marchas, que não são facilmente acionáveis, já que o pé deve ficar sempre na vertical. Mas depois se acostuma. O que mais agrada na motocicleta é seu bom desempenho para fazer curvas, a Hypermotard tem uma facilidade impressionante neste quesito.
Apesar de não contar com ABS, o freio é bastante eficiente, sendo capaz de parar a moto percorrendo uma distância mínima e em segurança. Depois de um tempo de viagem, percebe-se que a motocicleta não cansa, graças a boa posição em que ficam braços e costas. A posição de condução é ótima. Até mesmo as vibrações, comuns nas motos similares, foram pouco sentidas nesta Hypermotard, deixando-a ideal tanto para uma condução em áreas urbanas e estradas, como para encarar terrenos mistos.
Não agrada nela a posição dos espelhos, que seguem a linha do guidon e que são inúteis em quase todas as ocasiões do trânsito, salvando raras exceções em cidades. Outra falha é a ausência de espaço para um armazenamento mínimo de qualquer coisa, até mesmo um cadeado.
A Hypermotard 1100 Evo confirma ser uma moto excelente e divertida. Surpreende sua facilidade para fazer curvas e pode ser uma moto boa para a cidade. A versão "Evo" é mais cativante que a normal, podendo até mesmo "assustar" os pilotos mais inexperientes. Mas se dirigida com muita precaução, vai gerar bastante divertimento, afinal é uma moto excelente e com equipamentos da mais alta qualidade.
Postado por
ELLOKO MOTO CLUBE
às
15:36
Enviar por e-mail
Postar no blog!
Compartilhar no X
Compartilhar no Facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário