BMW S1000RR em teste nas pistas italianas

segunda-feira, 19 de julho de 2010









Superesportiva se destaca com mistura de potência, design arrojado e tecnologia

por Carlo Valente
do InfoMotori.com/Itália
exclusivo para MotorDream

Considerada uma das maiores inovações dos últimos tempos e uma das motos mais desejadas para as pistas, a BMW S1000RR apresenta brilho e personalidade estética. O modelo chama atenção não só pelos faróis assimétricos típicos da casa alemã, mas também pela "explosão eletrônica" que a BMW proporciona, graças à sua vasta experiência no mundo das motocicletas.

Na parte mecânica, há inovações como pistões ovais da Honda ND. O motor é um quatro cilindros - em vez do tradicional Boxer - que entrega 193 cv a 13 mil rpm. E tem torque máximo de 11,4 kgfm a 9.750 rpm.

A S1000RR faz a diferença, como já mencionado, na parte eletrônica. O modelo conta com quatro modalidades de condução: “Rain”, “Sport”, “Race” e “Slick”. A seleção do tipo de tocada deve ser feita por meio de um botão que está posicionado no punho direito. Ainda estão presentes freios com ABS especialmente desenvolvidos para as pistas e um exclusivo Controle Dinâmico de Tração, o Dynamic Traction Control - DTC.

Apesar de não ser pequena, a motocicleta pesa bons 183 kg - 204 kg em ordem de marcha. O resultado é uma boa relação peso-potência, o que proporciona o máximo da experiência esportiva do modelo.

O preço da BMW na Europa pode parecer surpreendente a primeira vista. A S1000RR parte de 15.850 euros, ou R$ 36,7 mil, na versão básica. Com o DTC, ABS e outros equipamentos eletrônicos, o preço sobe para 17,4 mil euros, algo em torno de R$ 40 mil, número próximo a suas concorrentes.
Primeiras Impressões

A posição de dirigir é como uma SBK: rígida e carregada no guidão, o que é essencial para seu controle. Basta ligá-la e o motor emite seu som, talvez uma das poucas falhas da moto, com um timbre anônimo similar ao das motocicletas produzidas no Japão.

A condução tranquila esconde as maiores qualidades desta BMW. Caso a mudança de marcha seja feita até as 7 mil rpm, a "paz" prevalece. Com a troca acontecendo aos 12 mil rpm a história é diferente. E a S1000RR "pula a frente" e mostra sua progressão rápida e impetuosa. Logo se percebe o grito do motor, mesmo havendo ainda mais 2 mil rpm disponíveis.

A caixa de velocidade é muito suave e a embreagem é extremamente precisa. Nas retas, a moto anda como um relâmpago, sempre transmitindo estabilidade, colada no chão. Os freios são excelentes e o ABS é um dos melhores.

Maravilhoso também é o controle de tração, que funciona sem que o motociclista perceba, e que faz qualquer um pensar ser um Valentino Rossi. Se no modo Rain - chuva - a energia é cortada e o motor fica mais "manso", os outros três modos de condução - Sport, Race e Slick - mostram a cavalagem extrema da moto. Sempre agindo com máxima segurança.

Não há dúvida de que a S1000RR é uma verdadeira joia da tecnologia. Seu desempenho é excelente e o tempo obtido nas voltas do circuito de testes demonstram como essa tecnologia ajuda. É tanta perfeição que isso pode ser um ponto negativo para os pilotos antigos. Aqueles que admiram motos brutas e "fujonas". A S1000RR, por sua vez, anda como um robô alemão, sempre na linha e sem sustos.

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