Mundial de Motovelocidade

domingo, 2 de outubro de 2011


Stoner erra, Pedrosa vence, e Lorenzo aproveita na etapa do Japão
Líder do campeonato passa direto em curva, perde posições e termina atrás do atual campeão, que diminui desvantagem no Mundial de Motovelocidade
O espanhol Dani Pedrosa, da Honda HRC, foi o grande vencedor da etapa do Japão da MotoGP, na madrugada deste domingo, em Motegi. Pedrosa fez uma grande prova desde a largada e se aproveitou de um erro do seu companheiro de equipe e líder do campeonato, Casey Stoner, para cruzar a bandeirada final em primeiro lugar. Vice-líder do Mundial de Motovelocidade e atual campeão, Jorge Lorenzo também se beneficiou do erro de Stoner para terminar em segundo e diminuir a desvantagem na competição para 40 pontos.
Casey Stoner manteve a primeira posição na largada e seus companheiros de equipe, Andrea Dovizioso e Dani Pedrosa, largaram bem, deixando Lorenzo, segundo colocado no grid de largada, na quarta posição. Em busca da recuperação, o espanhol tocou o heptacampeão da MotoGP Valentino Rossi, que perdeu o equilíbrio, derrapou e saiu da prova ainda na primeira volta.
Dani Pedrosa comemora no pódio em Motegi, enquanto Stoner passa de cabeça baixa (Foto: Reuters)
Porém, as coisas não estavam perdidas ainda para Lorenzo. Na quinta volta, a moto de Stoner balançou, o australiano brigou com a moto e perdeu o ponto de frenagem numa curva, indo parar na caixa de brita. Quando voltou à pista, estava na sétima posição. Ao mesmo tempo, Dovizioso e Marco Simoncelli cumpriram punição por queimar a largada e tiveram de passar em ritmo lento pela reta dos boxes. Com isso, Lorenzo saltou para a segunda posição, apenas com Dani Pedrosa à sua frente.
O contratempo não diminuiu o ritmo de Stoner, que poucas voltas depois já estava em terceiro lugar. Pedrosa, por sua vez, marcava as melhores voltas da prova e aumentava aos poucos a diferença para o rival da Yamaha. O catalão da Honda HRC conseguiu preservar a liderança até o final e saiu vencedor da etapa japonesa, com Lorenzo em segundo e Stoner em terceiro.
Antes da corrida, uma cerimônia envolvendo dirigentes da categoria, da Federação Internacional de Motociclismo e o piloto Hiroshi Aoyama homenageou o Japão por dar a volta por cima após o terremoto que abalou o país no começo do ano e causou um acidente na Central Nuclear de Fukushima. A MotoGP entregou um cheque no valor de 104.882 euros às autoridades locais, arrecadado através da venda de camisas assinadas por pilotos na campanha "Nós somos pelo Japão".
Nas 125cc, o francês Johann Zarco venceu pela primeira vez na carreira, deixando o líder da categoria, Nicolas Terol, em segundo lugar. Na Moto2, o italiano Andrea Iannone foi o vencedor e o espanhol Marc Marquez, segundo colocado, assumiu a primeira posição no campeonato, com um ponto de vantagem para o alemão Stefan Bradl. A próxima parada do Mundial de Motovelocidade acontece em 18 de outubro, em Phillip Island, na Austrália.
Confira a classificação completa da etapa do Japão da MotoGP:
1. Dani Pedrosa (ESP) Honda HRC - 42m47s481
2. Jorge Lorenzo (ESP) Yamaha Factory - a 7s299
3. Casey Stoner (AUS) Honda HRC - a 18s380
4. Marco Simoncelli (ITA) Honda Gresini - a 23s550
5. Andrea Dovizioso (ITA) Honda HRC - a 23s691
6. Ben Spies (EUA) Yamaha Factory - a 37s604
7. Nicky Hayden (EUA) Ducati - a 39s167
8. Colin Edwards (EUA) Yamaha Tech 3 - a 45s023
9. Hiroshi Aoyama (JAP) Honda Gresini - a 49s074
10. Randy De Puniet (FRA) Ducati Pramac - a 59s022
11. Cal Crutchlow (ING) Yamaha Tech 3 - a 1m13s964
12. Kousuke Akiyoshi (JAP) Honda LCR - a 1m21s709
13. Shinichi Ito (JAP) Honda - a 1m26s381
Abandonaram:
Toni Elias (ESP) Honda LCR - a sete voltas
Álvaro Baustista (ESP) Suzuki - a 11 voltas
Damian Cudlin (AUS) Ducati Pramac - a 11 voltas
Hector Barberá (ESP) Ducati Aspar - a 22 voltas
Valentino Rossi (ITA) Ducati - a 24 voltas

globo.com

0 comentários:

Postar um comentário