sexta-feira, 26 de abril de 2013


Honda lança primeira moto no Brasil com sistema 'start-stop'


Honda PCX 150 (Foto: Divulgação)

Dispositivo desliga motor em paradas e volta a ligar com aceleração.
Scooter PCX 150 começa a ser vendido em maio por R$ 7.990.

A Honda anunciou nesta sexta-feira (26) o valor do novo PCX 150, que começa a ser vendido em maio, por R$ 7.990. Além de motor com refrigeração líquida e injeção eletrônica, o scooter traz o sistema "start-stop", até então inédito para motocicletas no país. Visando economizar combustível, o propulsor do PCX é automaticamente desligado, quando o veículo fica parado por mais de três segundo - o girar o acelerador, o motor volta a funcionar.
Com 153 cilindradas, o PCX possui conjunto que viabiliza baixas emissões de poluentes e consumo reduzido, informa a fabricante. Segundo dados divulgados pela empresa, o monocilíndrico gera 13,6 cv de potência a 8.500 rpm e 1,42 kgfm a 5.250 rpm. Com tecnologia de baixa fricção, seu foco é o consumo baixo que pode chegar a 44,6 km/l. Esta média somada ao tanque de 5,9 litros possibilita autonomia de até 263 km, de acordo com medição divulgada na Europa.
Seu câmbio, como em todos scooters atuais, é do tipo CVT automático, que realiza contínuas trocas de marchas. No entanto, um diferencial do PCX é o tamanho de suas rodas, que são de 14 polegadas - enquanto a maioria dos scooters tem rodas variando de 10 a 12 polegadas.
Além disso, sua estrutura também difere de outros scooters pequenos, pois o assoalho para os pés não é inteiriço, pois o motor fica localizado entre o posicionamento das pernas. Grande parte dos scooters traz o propulsor fixado mais para trás.
Espaço sob o banco
O PCX tem compartimento sob o banco que, aberto por meio de um botão, permite acomodar um capacete fechado e mais um objeto pequeno - ainda há um porta-objetos localizado abaixo do painel.
Os freios são do tipo CBS, de "Combined Brake System", em inglês, que permite ao freio traseiro agir de forma combinada, acionando simultaneamente parte da força de frenagem da dianteira.
10 mil unidades no ano
A Honda tem planos ambiciosos e pretende produzir em sua fábrica em Manaus 10 mil unidades do PCX. Para o Brasil, a empresa disponibiliza as colorações vermelha metálica e branco perolizado. Dentro da gama de modelos da empresa no país, o PCX será uma opção acima do Lead.
Honda PCX 150 (Foto: Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário