quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Designer cria supermoto conceitual com sensor para evitar acidentes

O designer Mako Petrovic criou uma supermoto conceitual com linhas que lembram o que de melhor existe em termos de motos superesportivas de marcas japonesas e italianas. A Arac ZXS apresenta um desenho agressivo, perfil contemporâneo e vem com muita tecnologia embarcada.



Exemplo disso é o conjunto de sensores previstos no projeto de Mako Petrovic. Batizado de Safe Drive System, o sistema monitora, em tempo real, a velocidade da motocicleta e a distância da moto em relação aos carros ao seu redor. Quando detecta situações de risco, o Safe Drive System reduz a velocidade para evitar acidentes. O piloto interessado numa condução mais esportiva pode, se quiser, desligar o sistema.
Outro detalhe interessante presente no projeto é a lanterna dianteira, montada no guidão. Mako Petrovic projetou um sistema de iluminação que tira partido de lâminas de vidro, que emitem um feixe de luz branco, brilhante e direcional a partir da direção para a qual o motociclista aponta o guidão.
Apesar dos detalhes tecnológicos, Mako não especificou questões como motorização e materiais da moto. Pelas imagens, no entanto, é possível advinhar um motor de dois cilindros em V. Pelo tamanho, provavelmente, trata-se de um motor de mil cilindradas. Apenas um conceito, não há previsão e nem garantias de que, um dia, a Arac ZXS ganhe as ruas e estradas.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Grupo Piaggio apresenta modelos para todos os gostos em Milão

Paixão, emoção e evolução tecnológica. São nestes três pilares que o Grupo Piaggio -- detentor das marcas Aprilia, Moto Guzzi, Scarabeo, Vespa e da própria Piaggio -- foca seus esforços para apresentar a cada edição do Salão de Motos de Milão produtos mais evoluídos e competitivos no mercado de motos de luxo. Em uma coletiva de imprensa bastante concorrida (que contou com a presença do piloto Max Biaggi, campeão mundial de SuperBike) bons exemplos não faltaram.
Líder absoluto em vendas de scooters na Itália, o grupo fez a avant-prèmièrè do modelo 946, da Vespa. Em 2011, a montadora trouxe um protótipo com linhas modernas, batizado de MP6, sem perder seu estilo clássico. Em 2012, a Vespa 946 chega para ser sinônimo de independência individual e exemplo de mobilidade urbana. Com seu desenho retrô, sua função é fugir do lugar comum e mirar o futuro dos veículos de duas rodas.

O modelo é equipado com motor monocilíndrico de 125 cc, quatro tempos, três válvulas, com refrigeração a ar e alimentado por injeção eletrônica de combustível, que gera 11,4 cv a 8.250 rpm. Assim, com uma velocidade constante de 50 km/h, a Vespa 946 faz cerca de 50 km/litro. Construído na região de Pontedera, na região de Toscana, na Itália, o scooter traz vários diferenciais. Entre eles, o controle de tração e o sistema de freios ABS com duplo canal, que oferece frenagens mais controladas.

APRILIA
Já a Aprilia apresentou duas boas novidades: a superespostiva RSV4, com sistema de freios ABS, e a nova bigtrail Caponord 1200, que traz design arrojado e motor bicilíndrico de 998 cm³, que gera 128 cv, derivado dos propulsores das motos superesportivas (ele possui três mapas de gerenciamento: Sport, Touring e Rain).
Para brigar diretamente com a Versys 1000 e Honda Crostourer, a moto traz diferenciais na parte ciclística: sistema de suspensão semiativa e sistema de freios ABS de dois canais, além de controle de tração. Nascida da mesma base da Dorsoduro 1200, a Aprilia Caponord traz ainda excelente ergonomia e conforto e, segundo a marca italiana, percorre mais de 300 km com um tanque de combustível (24 litros). As vendas na Europa começam em março.
MOTO GUZZI
Outro destaque do Grupo Piaggio é o Moto Guzzi California 1400, disponível nas versões Touring e Custom. Equipada com motor V2 (dois cilindros em "V"), transversal, de 1.380 cm³ de capacidade cúbica e 96 cv de potência, a California possui torque de sobra: 12,3 kgfm a 2.750 rpm. A touring apresenta transmissão final por eixo-cardã e, na versão topo de linha, um conjunto óptico com iluminação diurna, como na maioria dos carros de luxo.

Com design sofisticado, a Guzzi California traz freios eficientes: duplo disco de 320 mm de diâmetro e pinça radial na dianteira e, na traseira, disco simples de 282 mm e pinça flutuante Brembo de dois pistões. A muscle da Moto Guzzi é a primeira a oferecer um completo pacote tecnológico, que inclui controle de tração, acelerador eletrônico (ride-by-wire) e motor com três níveis de gerenciamento -- touring, racing e rain.
As versões também podem receber uma infinidade de acessórios para personalização: tudo dependendo do estilo, gosto e bolso do piloto. Os preços sugeridos variam entre 17.300 euros (Custom) e 19.300 euros (Touring). Os primeiros modelos devem chegar às lojas europeias no primeiro semestre de 2013.

MV Agusta apresenta a Rivale 800 em Milão


Três cilindros, 800 cc, 125 cv e um design pra lá de radical. Esta é a nova MV Agusta Rivale que, com certeza, é uma das motos que mais chama a atenção no Salão de Motos de Milão (EICMA 2012). A Rivale 800, à exemplo da nova naked Brutale 800, que também faz sua estreia no evento, é destinada ao público jovem.
Caprichosamente montada, ela oferece números de desempenho que irão agradar a motociclistas que buscam uma moto para acelerar e serem vistos ao guidão. A Rivale 800 estará disponível na Itália a partir do segundo semestre de 2013, ao preço de 10.990 euros. No Brasil, deve chegar apenas em 2014.

Com um olhar mais atento à moto, percebe-se que se trata de um produto italiano, feito de pequenos detalhes que, unidos, formam uma obra de arte sobre duas rodas. O quadro em treliça e as três saídas de escape do lado direito somam-se aos piscas em LED, fixados na haste do espelho retrovisor que, por sua vez, também servem como protetores de mão.
O "gran finale" fica para o conjunto óptico traseiro formado por duas colunas estrategicamente colocadas nas laterais da rabeta -- e que integram lanterna, luz de freio e setas indicativas. Já o painel de instrumentos é totalmente digital. Em alguns ângulos, a nova Rivale chega a lembrar a Ducati Hypermotard.
TRÊS CILINDROS
A Rivale 800 amplia a gama de modelos equipados com motores de três cilindros, que estreou nas F3 e Brutale 675 e agora está presente na Brutale de 800 cc, outra novidade da marca em Milão. Em ambos os modelos, segundo a marca, a potência é entregue de forma suave em função da adoção da tecnologia MVICS (Motor & Vehicle Integrated Control System), além de três configurações dos mapas de gerenciamento do motor. As respostas são rápidas em função do acelerador eletrônico (ride-by-wire).
Com propulsor de três cilindros e 125 cv, pesando apenas 170 quilos, tudo indica que a Rivale terá uma “tocada” radical, porém controlada, já que o modelo conta com par de discos frontais de 320 mm de diâmetro, com pinças de quatro pistões Brembo e fixação radial e, na traseira, disco simples de 220 mm de diâmetro, com cáliper de dois pistões. Para completar, ainda há o conjunto ciclístico, com suspensões Marzocchi (dianteira) e Sachs (traseira), com várias opções de regulagens.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

ADQUIRA JA A SUA
Salão de Milão BMW lança nova F 800 GT e confirma moto para o Brasil Segundo a empresa, modelo deve chegar ao país em 2013. Motor é o mesmo bicilíndrico de 800 cilindradas de F 800 R e GS. Utilizando a base dos já conhecidos modelos F 800 R e F 800 GS, a BMW revelou nesta terça-feira (3), no Salão de Milão, na Itália, a nova F 800 GT. A moto trata-se de uma evolução da F 800 ST, porém, seu apelo para viagens e conforto são maiores. Além de falar sobre o mercado brasileiro durante sua apresentação, o presidente da BMW Motorrad, divisão de motos da fabricante alemã, Stephan Schaller, confirmou a chegada da GT ao Brasil no próximo ano. “Queremos crescer muito no Brasil. É o terceiro mercado de motos mais importante do mundo”, disse Schaller ao G1. Sobre a nova geração da R 1200 GS, apresentada no Salão de Colônia, em setembro passado, e também uma das atrações da empresa em Milão, o executivo não confirmou o lançamento no país. “Para as motos maiores, vamos esperar”, comentou o presidente da BMW Motorrad.
Motor de 90 cv Com motor de dois cilindros e 798 cm³ cm³, a F 800 GT é destinada a longos percursos e, comparada a antiga ST, tem agora 90 cavalos – antes eram 85 cv. Contando com grande gama de acessórios, o modelos traz de série a nova geração de freios ABS da empresa. O modelo traz controle de estabilidade e suspensão eletrônica.